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EM BUSCA DE FILMES
Olá! Bem-vindo ao site Em Busca de Filmes, onde há críticas e análises de filmes de diferentes momentos da história do cinema.
Espero que gostem!
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PRAZER EM CONHECER
Sou César F. P. Falkenburg, formado em Cinema e Televisão no Centro Audiovisual de SBC e graduando em Cinema e Audiovisual na Universidade Belas Artes.
Um completo apaixonado pela sétima arte, em que busco aplicar meus estudos e experiências nos textos publicados.
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Crítica | 'Nouvelle Vague': fantasiar-se de nossos heróis
Um acontecimento rotineiro, mas ainda assim interessante da crítica cinematográfica, é encontrar em nossas viagens fílmicas, temáticas que se alinham em diferentes formas narrativas, autorais e culturais de obras audiovisuais. Recentemente, ao escrever minha crítica sobre O Agente Secreto (2025) , comentei como a formação cinéfila de Kleber Mendonça Filho está ativamente atrelada à encenação e à construção atmosférica de sua obra. Após mais de um mês, encontro-me agora com o
César Plaggert
18 de dez.2 min de leitura


Crítica | 'A Natureza das Coisas Invisíveis': lutos necessários
Algo constantemente evitado por cineastas é a presença de interpretações infantis. Além da grande responsabilidade de trabalhar com atores em fase de desenvolvimento socioemocional, o que pode causar traumas irreversíveis em um set caótico, há também o risco de não se conseguir extrair deles a carga dramática necessária para a obra. Mesmo com esses desafios, Rafaela Camelo, em seu longa-metragem de estreia A Natureza das Coisas Invisíveis , opta por acompanhar o olhar da cria
César Plaggert
25 de nov.2 min de leitura


Crítica | 'O Agente Secreto': a cinéfilia como motor estrutural
Na década de 60, surgiu uma nova geração de realizadores no mundo: os cineastas cinéfilos, cujas referências pessoais eram marcadas na forma de encenar. Como os jovens turcos da Nouvelle Vague, influenciados por suas participações na crítica cinematográfica e pelo estudo teórico de André Bazin, e como os membros da Nova Hollywood, alunos das primeiras instituições de ensino em cinema e naturalmente influenciados pelos artistas da era de ouro. Essa geração foi movida pelo dese
César Plaggert
5 de nov.3 min de leitura


Comentários Críticos | 'Primavera nos Dentes: A História dos Secos & Molhados': conflitos enriquecedores
O texto foi elaborado a partir da experiência de assistir aos dois episódios iniciais em cabine de imprensa. Ao pensar sobre artistas e grupos experimentais ou disruptivos em relação ao classicismo, espera-se que, ao elaborar uma obra audiovisual sobre suas trajetórias, sejam elas ficções ou documentários, estas sejam estilisticamente alinhadas às suas propostas autorais. Um exemplo notável lançado neste ano foi Homem com H (Esmir Filho, 2025), uma cinebiografia sobre Ney
César Plaggert
31 de out.2 min de leitura


Crítica | O exagero conectando o terror e a comédia em "A meia-irmã feia"
Confusão. Essa foi a minha reação ao ouvir de uma experiente diretora de cinema que o terror anda lado à lado com a comédia. Não entendi como e por que gêneros totalmente opostos se completavam e eram tão relevantes um para o outro. Desse modo, segui a minha rotina carregando essa dúvida comigo. A meia irmã feia (2025) me respondeu à essa questão em 1 hora e 45 minutos de filme. Dirigido por Emilie Blichfeldt, o longa-metragem norueguês traz uma adaptação da história da Cin

alice faria
27 de out.2 min de leitura


Crítica | 'Totto-Chan: A menina na Janela': uma visita guiada através da inocência com Totto-Chan
Esse texto contém spoilers. Totto-Chan: A menina na Janela é um filme que traz incômodo, sentimento que, provavelmente, imagino não ser intencional do diretor. Dirigido por Shinnosuke Yakuwa, a animação usa a figura de Totto-Chan para representar uma fase da infância ocupada por um otimismo exacerbado e pela constância na visão sobre o mundo. Assistir ao filme é revisitar um espaço em que nada é tão sério quanto parece. Totto-Chan é uma criança hiperativa, que mostra pre

alice faria
17 de out.3 min de leitura


Crítica | 'Depois da Caçada': entre a elegância e a breguice
No texto “Showgirls (1995) e o espetáculo do mau gosto”, de Caleb Lopes, o autor comenta sobre como Paul Verhoeven precisou sujar as mãos para expor a misoginia presente nas casas de show de Las Vegas, em que a moral difusa é uma ferramenta crítica. E, como a história do cinema é carregada de coincidências, Luca Guadagnino, em Depois da Caçada , explorando outro microcosmo, segue a mesma estratégia: arrisca entregar sua obra ao julgamento público sem a proteção de amarras dis
César Plaggert
15 de out.3 min de leitura
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